quinta-feira, janeiro 07, 2010

Artistas de Jacareí (SP) se unem para ajudar vítimas e valorizar patrimônio cultural de São Luiz do Paraitinga


Coletivo de voluntários reproduzirá Carnaval luizense em show no dia 17 de janeiro, em Jacareí; evento terá grafite, oficina de máscaras, bonecões e gravação de vídeo de apoio


Stela Guimarães


Para milhares de pessoas, a cidade de São Luiz do Paraitinga (SP) é sinônimo de festa, religiosidade e cultura popular. É fácil encontrar alguém apaixonado pelo belo patrimônio arquitetônico da cidade, cenário de diversas manifestações como a Festa do Divino e o Carnaval de Marchinhas. Hoje, São Luiz do Paraitinga não está em festa.

A enchente ocorrida na virada do ano transformou o palco de festa em cena de guerra. Nove dos 11 mil moradores da cidade tiveram de deixar suas casas. Segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), 300 edificações foram afetadas pela enchente e metade das 80 construções que pertenciam ao patrimônio histórico precisará de obras de restauração. A igreja matriz e a capela das Mercês foram completamente destruídas.

Mas a tragédia não pode esmorecer nossa esperança e nossa solidariedade. Por isso, é com espírito de festa que pretendemos retribuir a alegria ofertada pelos luizenses. E como forma de homenagear e ajudar esse povo acolhedor, um grupo de voluntários formados por artistas de Jacareí (SP) –músicos, atores, artistas plásticos, escritores, publicitários, jornalistas, estilistas e pesquisadores da cultura popular— uniram-se para promover um evento beneficente com objetivo de celebrar as marchinhas de compositores de São Luiz do Paraitinga, interpretadas por 16 músicos jacareienses.

O show será realizado no dia 17 de janeiro (domingo), das 17h às 20h, no Parque dos Eucaliptos, na avenida Nove de Julho, centro de Jacareí (SP). O ingresso será um produto de limpeza (como desinfetantes, água sanitária, hipoclorito de sódio, vassouras, panos de chão) que serão doados às vítimas da enchente.

No local também haverá um posto de coleta para recolher outros donativos como material de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, colchões e roupas de cama.
Ação coletiva – Todos envolvidos nessa realização são voluntários da campanha “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”, lançada pelo blog www.ajudeslp.blogspot.com, criado por um professor universitário de Jacareí.

No repertório do show estão cerca de 20 músicas compostas pelos artistas luizenses e que embalam o tradicional Carnaval de Marchinhas.

Para alegrar esse baile haverá bonecões semelhantes aos do Carnaval de São Luiz, oficina de máscaras ministrada por artistas plásticos e o trabalho coletivo de grafiteiros, que prepararão um painel com motivos que remetem à cultura do município afetado pela enchente.

Durante o evento também serão captadas imagens do show e depoimentos de apoio dos participantes. Esse material será transformado em um vídeo, que será como declarações de amor à cultura luizense e de apoio às vítimas.

A ideia dos voluntários é exibir essas imagens posteriormente para os moradores de São Luiz, como uma forma de mostrar que o slogan “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”, não está só no papel.

Venha curtir um pouco da cultura ofertada pelo Carnaval de São Luiz do Paraitinga. Colabore com quem sempre acolheu seus visitantes com música, fé e sorrisos.


stelaguimaraes@usp.br
www.ajudeslp.blogspot.com
(12) 8841-0304
Pesquisadora do Carnaval de São Luiz do Paraitinga na ECA/USP e membro da comissão de voluntários da campanha “Nem todo Carnaval tem seu fim. Juntos por São Luiz do Paraitinga”

2 comentários:

Selmer - Escritor disse...

Não pude ir mas prezo muito por iniciativas como essa..Na vdd entrei pra dizer q to com saudade...caramba a culpa é minha..não sei administrar direito o contato com as pessoas...vamos tomar um choppp quarta? 1 beijo remles....

Stela disse...

oi selmer. obrigada pela mensagem.
não acho que seja culpa sua ou minha!
as pessoas vêm e vão. o que fica são as lembranças. quem lhe outorgou o direito de pensar que a culpa é sua? que egocêntrico! rs
eu mudei os telefones e nãi entrei mais em contato. talvez não quisesse ser achada! rs
de qualquer forma, ligue qualquer hora pra gente sair para prosear. não deu pra responder na semana passada. estou correndo muito.
apareça, vc é sempre bem vindo.
beijo