quinta-feira, outubro 23, 2014

Um só voto basta ao senhor José

Senhor José com sua carta que ele queria ver publicada em algum lugar.


José Pereira Lopes é fotógrafo, tem 75 anos e só quer ser ouvido. Morador de Foz do Iguaçu, ele buscava nesta quinta-feira, antevéspera da eleição presidencial, algum veículo de imprensa que publicasse seu desabafo e clamor.

Revoltado com o tom de Aécio Neves no debate dos presidenciáveis no dia 16 de outubro, senhor José lançou mão de papel e caneta e escreveu um manifesto de seis páginas manuscritas.

Como queria dar publicidade às suas ideias, procurou alguém para digitar suas palavras. "Não encontrei ninguém, até que consegui um pra fazer esse favor", disse. Ele conta ter pagado ao digitador a importância de R$ 100. Fico chocada: "mas cem reais por essas páginas é caro demais", digo. Ele responde: "Eu que ofereci isso, porque nunca encostei num computador", justificou-se. "E conseguir um voto já valeu a pena", disse com a carta em punho, impressa em três folhas de sulfite, e na outra mão uma embalagem de filme de câmera. Dentro dela, um pendrive com a versão digital de seu desabafo.

No texto, ele contou um pouco de sua história e reclamou da agressividade do tucano no trato com a presidenta. Para ele, o candidato do PSDB foi agressivo e deselegante.

Na carta, ele também pede que os brasileiros - e mesmo os políticos - votem em Dilma. Senhor José acha que Lula foi um escolhido de Deus, porque melhorou a vida das pessoas, disse ele. Seu apreço pelo ex-presidente passou também para Dilma, para quem escreveu uma carta endereçada ao Palácio do Planalto.

Como resposta dessa, manuscrita, recebeu uma foto "autografada" da presidente. "Olha como ela é bonita", disse, puxando a imagem de dentro do envelope com o remetente da Presidência da República. "Sei que o autógrafo não é dela mesma, porque ela não tem tempo, mas é bom assim mesmo", completa.

Senhor José pede que eu leia a carta e publique em algum espaço, "nem que seja pra uma pessoa ler". "Não tem na internet algum lugar que a gente pesquise 'política' e aí aparece tudo"?, questiona-me.
Explico um pouco como funciona a internet, e do espaço que as redes sociais abriram para as pessoas se manifestarem, seja do lado que estiverem. Ele baixa a cabeça e reitera: "nunca usei essa coisa de computador". O fotógrafo questiona se podemos colocar no jornal corporativo e dou a negativa argumentando os quês e quais e poréns - de leis eleitorais à postura ética e tals.

Digo para José procurar o jornal local porque quem sabe lhe dão um espaço. Mas ele está sem condição para ir até o centro da cidade, tinha andado a tarde toda antes de chegar até nós. Cabisbaixo, senhor José lamenta porque a eleição é domingo e ele quer dar a sua opinião, "com a graça de Deus".

Ofereço-lhe, então, publicar eu mesma de forma independente do trabalho, fora do ambiente corporativo e do horário de serviço, ou de qualquer outro vínculo. Explico que também sou eleitora da Dilma e, embora possa não compactuar com todo o texto dele, também acho que essa é a melhor opção ao País.  Ele então topa fazer uma foto para atestar sua existência aos meus conhecidos que, eventualmente, lerão o seu texto.

"Mas quem vai ver?", pergunta, por fim. "Não sei, mas vamos torcer para que bastante gente", completo e conto-lhe que Dilma está à frente das pesquisas publicadas naquela hora, praticamente. Ele sorri, agradece e se despede, educadamente.

Abaixo, o texto de José, publicado na íntegra e sem edições.

________________________________


O original, manuscrito. 


"ATITUDE NEGATIVA DO SENHOR AÉCIO NEVES AO DENEGRIR A IMAGEM DE NOSSA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Sou um cidadão brasileiro, com 75 anos exercendo ainda a profissão de fotógrafo. Moro em Foz do Iguaçu há 52 anos. Estive presente na  inauguração da Ponte da Amizade em 1965 onde estiveram presentes grandes autoridades, destacando-se o presidente do Paraguai, Alfredo Strossner, juntamente com o presidente do Brasil, Castelo Branco.

Tive a honra de ser o primeiro fotógrafo da Usina de Itaipu, contratado em 1975, cujo objetivo foi fotografar as obras da Usina para fins de relatórios de progresso.

Venceu nosso contrato em 1977 e fui convidado para fichar na Itaipu, recusei e ganhei uma licitação a qual me deu o direito de instalar um estúdio fotográfico, no centro comercial da Usina. 

Querido povo brasileiro, nosso país é um dos mais belos  do mundo e com  suas riquezas naturais.
Precisávamos de um presidente sério,  que apoiasse as necessidades dos cidadãos brasileiros menos favorecidos pela sorte.

Vira uma nova página pra nação brasileira quando o senhor LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA  ganha pra presidente da República do Brasil, sendo um dos mais  humilde líder da nação creio que foi determinado por Deus, assim como escolheu homens humildes para serem Seus discípulos e os capacitou para pregarem o Evangelho. Assim surgiu o presidente Lula com simplicidade e humildade para governar esta grande nação, nosso querido Brasil.

Houve um progresso em todas as áreas de desenvolvimento, inclusive com novas descobertas do pré-sal.

Uma das áreas de progresso foi na educação, dando oportunidade para os pobres estudarem em faculdades, onde que anteriormente só os ricos podiam; com a criação do ENEM, todos têm a mesma oportunidade.

Gostaria de destacar a Universidade UNILA, que integra alunos  oriundos de vários países vizinhos, através de um intercâmbio cultural.

Nosso querido país progrediu muito nesses 12 anos em que o PT governou. Se meus queridos irmãos eleitores quiserem o progresso do Brasil, então que o PT siga governando por muitos anos.
Se assim for teremos orgulho de dizer somos brasileiros. Já diz o velho ditado: "Time que está ganhando não se mexe". Se nosso país está em franco desenvolvimento, todo o político consciente apoie a nossa querida presidenta Dilma, para o bem de todos os brasileiros.

Eleitor amigo, Janio Quadros em sua campanha política, o símbolo era a vassoura, para varrer a sujeira do Brasil.  O que aconteceu?  E o caçador de Marajás, ex-presidente Collor de Melo?
Agora esse senhor Aécio Neves vem dizendo que vai mudar o Brasil,o Brasil não precisa de mudanças, mas precisa é de apoio a nossa querida presidenta Dilma 

Senhores políticos que apoiam o senhor Aécio Neves não querem o progresso de nossa nação. Achei muita falta de educação da parte do candidato a presidente Aécio Neves chamar nossa querida presidenta Dilma de mentirosa no debate do dia 16 de outubro.

Para mim foi uma grande falta de respeito, não só para com a presidenta, mas com todo o povo brasileiro. O senhor Aécio Neves diz que foi governador  por 8 anos em Minas Gerais e atualmente és aenador, por acaso não aprendeu que a pessoa que ostenta a faixa verde e amarela, nossa digníssima presidenta merece todo o respeito?

Todos nós podemos ver o caráter que o senhor Aécio Neves tem,é este o presidente que os senhores querem? Um representante que não tem respeito pela nossa presidenta?

Senhor Aécio Neves não afetasse a uma pessoa qualquer, mas sim a nossa presidenta Dilma. Se o senhor trata a presidenta assim com tanta falta de respeito, como nos tratará? Creio que a presidenta nunca foi tão humilhada perante o Brasil e o mundo.

Aprendi a nunca chamar uma pessoa de mentirosa, mas a dizer está faltando com a verdade. Querido povo brasileiro, não queiram para presidente uma pessoa com tanta falta de ética como o senhor Aécio Neves. Prova disso, perdeste em MINAS Gerais. Os mineiros são muito patriotas, se o senhor Aécio Neves fosse bom o povo mineiro teria  te apoiado.

Eleitor brasileiro vote na candidata à  presidente senhora Dilma, vamos reeleger uma pessoa digna e capaz de governar a nossa nação com uma sensibilidade fantástica para tratar com as pessoas. Se o Senhor Aécio trata assim a nossa presidenta Dilma como ele tratará você eleitor amigo? Se querem o progresso do nosso querido Brasil votem na candidata a presidente DILMA .Mostrem ao mundo que temos cultura e não aprovamos a falta de respeito com a nossa presidenta. Para o bem de todos os brasileiros e progresso de nossa nação votem na candidata à presidência senhora Dilma.

Abraços a todos os brasileiros que irão compreender essa humilde homenagem, desse fotógrafo que ama o Brasil. Lembro-me que meu primeiro voto foi para o senhor Juscelino . Aos meus 75 anos, nunca tinha visto um candidato tão agressivo como o senhor Aécio Neves. Que Deus tenha pena do senhor pela sua conduta. 

Eleitor amigo já viram o conto do bilhete premiado? Ao ver, o senhor Aécio Neves diz que vai mudar o Brasil se o senhor não sabe tratar uma dama como a nossa presidente Dilma? Como quer ser o nosso presidente? Que Deus não castigue o nosso povo com esse presidente, seria uma vergonha para todos nós tê-lo como nosso presidente representando o nosso querido povo brasileiro.

O Brasil gigante e belo precisa de um representante à sua altura, analisem que quem muito fala, pouco faz o verdadeiro mérito não se mostra deixa se ver. Parabéns candidata à presidência, até a vitória com fé em Deus.

Abraços a todos meus queridos irmãos brasileiros, a felicidade está em nossas mãos. Que Deus vos abençoe.  

Carinhosamente, JOSÉ PEREIRA LOPES"
 



5 comentários:

André disse...

Peraí que caiu um cisco no meu olho aqui..

Anônimo disse...

Amiga recebeste um belíssimo presente!! O Texto emociona com sua simplicidade pura. E a força de vontade para existir, já é a própria vitória!! Parabéns Senhor José!!

Stela Guimarães disse...

Fico feliz que tenham lido. <3

Unknown disse...

Adorei! Estou emocionada com as belas palavras de Amor por nosso povo e por nosso querido Brasil! Parabéns Sr. José e parabéns Stela por sua iniciativa!

Sarah Souza disse...

Tenho 17 anos e é meu primeiro voto, apoio Dilma pois sou estudante da rede pública e após ler esse texto queria abraçar seu José que me lembrou meu avô Geraldo que já faleceu.