domingo, novembro 19, 2006

Exceto por vocês



Há erros imperdoáveis. Imagine começar uma frase como esta sem o H. Considero-me até dona de um bom português e sofro ao ouvir certas discordâncias gramaticais ou meramente gráficas. Tomo mundo erra, é fato. O problema é quando a língua atua como matéria-prima para o trabalho. Não dá para não sofrer ao ouvir um certo 'mortandela', 'estrupo' ou coisa parecida e tipicamente paulistana. Pior que isso, só quando a a gafe é cometida por alguém cuja função reside em justamente caçar erros alheios. Essa pessoa sou eu, dona de um grande trauma gerado pela palavra excessão --assim mesmo, com dois 'esses'.

Eu ainda era foca* quando o fato ocorreu. Trabalhava em um jornal pequeno na minha cidade e havia sido 'promovida' a função de editora. Foi quando deixei passar um baita EXCESSÃO no título de um abre de página*. E eu nunca mais --digo, nunca mais, consegui me lembrar da grafia correta da palavra. Juro ter sido por distração (até o momento eu não tinha dúvidas sobre o uso do cê cedilha em lugar dos dois esses).

Ficou um trauma a ponto de, anos mais tarde, escrever a grafia correta no meu monitor quando o erro já não era mais perdoável. EXCEÇÃO, ato de excetuar! EXCESSÃO? Epa! Socorro! Alguém se exedeu!

Mas os dois esses continuaram a me perseguir, da mesma maneira que a pronúncia de 'wednesday' nas aulas de inglês do falecido JEP (Junior English Program) do Yázigi, a long, long time ago. Eu fugia do 'wednesday' de tal maneira que preferia construir uma longa sentença só para evitar a pronúncia da palavra amaldiçoada (deve ser alguma relação mística com a Família Addams!). Era 'the day during the week between tuesday and thursday'. Or whatever!

Fantasmas gráficos e desvios semânticos, vou me excedendo sem fim. Exceto às quartas-feiras (com crase ou sem?).

;-)

6 comentários:

André disse...

hahahahahahahahahaha

Que palavra maldita mesmo! Sempre que eu caio numa dessas, eu apelo para os sinônimos. Aliás, meu sonho de consumo é um dicionário de sinônimos! hehehe

Stela disse...

É, eu também costumo apelar para os sinônimos. Mas quando se é ou foi revisora... é falta de vergonha! hehehehe

Bom, se eu soubesse que este era seu sonho de consumo não tinha te dado uma caneca! hahaha

Anônimo disse...

stela, cadê você, pelo amor de Deus????

Stela disse...

ah, map querida!
agora vc está sentindo o mesmo que eu, quando lancei a campanha 'procura-se marpessa desesperadamente'... revanche!!
to aqui, mulher!
com saudades de vc, sempre!
;-)

Anônimo disse...

O que realmente dói é o famoso "tauba" em vez de tábua. Mas fazer o que, a gente "erramos" as "vez" : ) bjs...

Stela disse...

Mas 'tauba' tem todo o contexto de 'tauba, de tiro ao álvaro'! rs

Fico com o mortandela. E o estrupo. Ai, lembrei de mendiiiiiingo! rs