quinta-feira, abril 06, 2006

Qual é o nosso tamanho?




________________________________________________________________________
Conceito artístico descreve um tipo de estrela morta
chamada pulsar e o disco de poeira estelar que a envolve


Um conceito artístico não datado mostra um tipo de estrela já morta chamada pulsar circundada por um disco de poeira estelar. A estrela foi descoberta pelo telescópio espacial da NASA Spitzer.
A pulsar, chamada 4U 0142+61, foi um dia uma grande estrela até que, há cerca de 100.000 anos, despedaçou-se numa explosão supernova e espalhou escombros e poeira no espaço. Alguns dos escombros foram capturados no que os astrônomos chamam de "disco de retirada", que agora circunda o que sobrou do núcleo estelar, ou pulsar.
O disco assemelha-se a discos protoplanetários de estrelas jovens, onde se crê que planetas nasçam.


REUTERS/NASA/JPL-Caltech/Handout
________________________________________________________________________

Astronomia é um assunto fascinante. Quando criança, um dos meus sonhos era ter um telescópio gigantesco pra observar as estrelas e os planetas. Sofri quando vi a passagem do cometa Harley apenas a olho nu, pela total falta de incentivo (e grana, principalmente) dos meus pais.

Aos 16, li pela primeira vez “Uma Breve História do Tempo”, do físico Stephen Hawking.
Passado os anos e hoje provedora do meu sustento ainda não comprei o tal telescópio. As estrelas continuam lá e as respostas ainda não vieram. Até mesmo Hawking reviu suas teorias em um livro que ainda não li.

Todo mundo sonha em ir ao espaço mesmo que ele nos dê a dimensão da nossa pequeneza.

E você. De que tamanho é?


Obs. Obrigada André (e Elton) pela cobrança do meu retorno por aqui ;-)

Um comentário:

Amuná Djapá disse...

ja me basta sua ausencia no orkut e no msn
eu ando alimentando o tendencias...mas ainda nao tive cabeça para ser romantico demais no outro blog. Ate porqeu acho que amor nao existe...te juro...nao é um discurso