quarta-feira, agosto 09, 2006

Descoberta


Descubro um novo mundo a todo instante. Dei-me conta disso quando ainda era pequena. Lembro-me do pensamento, mas não da data. “Não há um só dia que a gente não aprenda uma coisa”. Da infância à adolescência foi assim. Quando somos crianças pensamos que adultos são seres estáticos –ou sabem de tudo ou nunca aprenderam nada. Surpreendentemente, pego-me pensando na mesma coisa hoje, na idade adulta. Não há só um dia em que não aprendamos alguma coisa.

Do uso culinário da semente de mostarda, a uma nova perspectiva do ethos. E chegando às mesmas conclusões da criança que havia em mim, diferenciando apenas pela erudição na forma de expressá-la.

Tenho pensado muito e isso também representa descobertas –algumas sentadas à minha frente há muito, embora eu não as enxergasse antes. Sobre amor, desejo, paixão, amizade, sexo.

Em um insight provocado pelo momento em que vivo, chego a conclusões:

É preciso admitir nosso ‘egoísmo’ e perceber que buscamos, sim, a satisfação de nossos próprios desejos, 'primários ou terciários'.

Sexo é caminho, não é fim.

O outro é parte de tudo, mas não é felicidade encarnada. Essas coisas estão na gente. No jeito que se leva a vida. No conjunto de prazeres que transcedem o carnal (mas que inclui esse também!). Na conclusão de um trabalho, na reviravolta da vida, na compra de um apartamento* e até na decisão de mudar de ofício. Isso quem pode nos dar é nós mesmos. Permite uma leveza capaz de deixar as coisas miúdas da vida serem tratadas como coisas miúdas da vida. Sentir é bom. Leve.

Só dessa forma podemos compartilhar com o outro. E sentir, abraçar, beijar, tocar, acariciar. Rir, chorar, beber, lembrar. Daí sim, tudo vira uma verdadeira festa simbiótica!

;-D



* Que encarna mais que uma simples mudança territorial, não é, André?

2 comentários:

André disse...

Uau!!!!


Valeu pela citação!! hehehe

Seu post está 100% de acordo com meus pensamentos. Milhares de pequenas descobertas, com litros de confirmações e pequenas festas no meio do caminho!

:-)

Stela disse...

Eba!! E se não fosse o incidente geográfico, amigo, eu compartilharia a festa e o open house, certamente!