terça-feira, dezembro 18, 2007

Só para mulheres (momento 'Capricho')



Difícil mesmo ser mulher. A gente não sabe se deve dizer sim, quando quer dizer sim e finge sentir que não. Ficamos em dúvida em um mar de opções de shampoos diferentes, vestidos diversos e até a maquiagem é pauta para atrasos imperdoáveis. Não sabemos se devemos ligar ou entrar em contato quando queremos. Inventamos desculpas para deslizes alheios (quando a resposta aos nossos devaneios é bem mais simples: 'ele' não está nem aí pra 'você').

Na realidade, no mundo dos homens esse tipo de dúvida praticamente não ocorre --não porque os homens sejam 100% seguros ou invariavelmente práticos! A diferença é outra: eles não desenvolvem teoria, ocupam o tempo livre com esporte, trabalho e até videogame e têm dificuldade pra pensar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Logo, os balõezinhos de suspiros são menos frequentes para eles. E aqui no meu confessionário, admito: morro de inveja dessa praticidade do universo masculino. Tudo parece ser mais simples.

Geralmente tenho sido assim. Mas aí um evento ou outro te envia ao universo 'frágil' das dúvidas femininas e pronto: cá estamos nós (eu ou você, amiga leitora, já que este texto é só para as mulheres) pensando 'neles' e nos porquês dos quais e poréns dos relacionamentos.

Como forma de uma espécie de texto de auto-afirmação, resolvi criar uma série de tópicos com dicas (que ninguém me perguntou, whetever) para as mulheres em dúvida, fruto de anos de meditação e horas gastas com budismo, grupos que rezam mantra e teorias hare krishna --leia-se, nas conversas com a 'guru' Fernanda Margutti:

* Bateu a vontade de ligar para o broto, gato ou afim no dia seguinte? Segure-se. reze o mantra 'eu-não-estou-nem-aí-pra-noite-passada-hare-hare-hare-hama' 100 vezes. E coma um chocolate.

* Meninas: assim com os homens, você também tem mais o que fazer na vida do que pensar neles ou no próximo fim-de-semana. Pense nas coisas óbvias: unhas, cabelos, sobrancelhas e vá evoluindo pras específicas. Eu recomendo leitura: Crime e Castigo, de Dostoievski é uma boa. Aliás, mesmo que você não goste de ler, pense nisso como um investimento. Não faz diferença na balada, mas pense no futuro menina!

* Homens não percebem sutilezas. Seja direta e específica, mas um charminho é fundamental (pelo menos até uma certa idade, para o qual esse texto foi idealizado. Não a minha idade, é claro). Cuidado só para não perder as oportunidades. Como dois chocolates antes dos encontros. E escove os dentes, por favor.

* A questão é universal. Você não liga para quem não está afim, certo? O fato de ser educada com alguém não significa que você quer vê-lo, não é? Por que raios com eles deve ser diferente? Se ele quiser te ligar, vai te ligar. Se estiver interessado em você, vai te ver (nem que tenha que pegar dois ônibus e viajar oito horas pra isso). E se ele sumir por alguns dias, sem responder seu e-mail, não se desespere: ele pode estar sem acesso à internet, ocupado demais, cuidando do canil, da granja, dos pais etc.
Mas se os dias alcançarem o patamar de semana, preocupe-se e desencane em seguida. Só coloque-se no lugar do outro e pense feito 'macho'. E coma chocolate diet (porque a essa altura você já estará com uns quilos a mais)!

* Se você gosta de poesia e Chico Buarque vai, invariavelmente, acabar cansando do seu lutador de vale-tudo. Ou de hapkido, que odeia livros. Encare esses homens da mesma maneira que muitos olham pra você. Diversão, avec elegànce.

* Se gosta de reggae, praia, forró e surfistas não tente se dar bem na FFLCH-USP. Homens com pacote barba, cabelo, bigode e sociologia não lhe serão atraentes ao longo de mais de um fim-de-semana.

* Cuidado com homens do signo de Aquário. Eles são avoados. Amigos e ex-romances provam o fato. Não interessa se você não tem superstição alguma. Essa dica vale ouro. A menos que você seja pacieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeente-ente-entinha-inha-inha. E não se importe em consumir 5.000 calorias. Porque você precisará de chocolate.

* Não aceite convites estranhos para cafés com homens supostamente descomprometidos.

Ah, e só pra constar, eu não sigo essas regras. Jogar nunca foi meu acerto.

E que se dane se este texto é futil demais. Todo mundo tem seu momento (de) Capricho, não é?

:D

Um comentário:

Fabíola Huber disse...

Stelita
ótimo texto.
Me ajudou muito a rir mais ainda da situação.
Beijos