quarta-feira, agosto 03, 2005

Discovery e Zé Dirceu

Gambiarra espacial
Deu hoje na agência Reuters: O astronauta Steve Robinson consertou um pequeno –porém importante— defeito na nave Discovery. De próprio punho, Robinson removeu um par de tiras soltas da barriga da nave “num conserto inédito na proteção antitérmica de um ônibus espacial”, segundo a Reuters.
A saliência, de 2,5 centímetros, era suficiente para causar o superaquecimento da nave no retorno à Terra, programado para segunda-feira.

A ‘gambiarra’ do astronauta aconteceu a 352 quilômetros da Terra, onde o ônibus Discovery está atracado à Estação Espacial Internacional.
As palavras de Robinson durante o serviço soaram ao mesmo tempo ingênuas e aliviadas.
"Estou agarrando, puxando, e está saindo muito facilmente. Bonito. Legal", disse ele por rádio ao retirar o material que estava pendurado nas frestas entre as placas antitérmicas da parte de baixo da nave. "Parece um grande paciente sendo curado."

Segundo a Reuteurs, a “Nasa admite não saber se as tiras salientes são um risco para a nave, mas, depois de dois anos e meio e 1 bilhão de dólares gastos em melhorias na segurança dos ônibus após o acidente de 2003 com o Columbia, a agência não quer mais dar chance ao azar”.

Programa para E.T.
É estranho como apesar de todos os avanços tecnológicos, para leigos como eu, a impressão que se tem é que engantinhamos na conquista pelo espaço desde a ida do homem à Lua, em 69.
Ao mesmo tempo, são os satélites que giram em torno desse nosso planetinha que nos conectam ao mundo todo. Temos a TV por satélite, telefone por satélite, internet por satélite.
Ainda assim o nosso VLS explodiu (aquele que incendiou antes do lançamento em Alcântara (MA) matando 21 técnicos), o Columbia pegou fogo em 2003 levando sete homens e mais de um bilhão de dólares.
Desta vez, o Discovery foi construído, consertado, ‘reconsertado’, ao custo de mais alguns bilhões de dólares.
Será que de suas tevês os alienígenas zombam de nós?

No Brasil
Robinson pode não ser, mas tem alma de brasileiro. Qualquer um nascido na terra revelada ao mundo por Pedro Álvares de Cabral teria feito o mesmo. Os suíços podem ter o canivete. Mas nós temos a audácia. Além da gambiarra, é claro. ;-)

Enquanto isso, no fabuloso mundo de Brasília
Bom, Zé Dirceu diz que não é arrogante. Eu bem sei (já que o entrevistei pessoalmente durante a última campanha de Lula).
Diz que não sabe do esquema Portugal Telecom. Roberto Jefferson, por sua vez, faz cara de coitado. E Lula não diz nada.
Será que de suas tevês os demais terraquianos zombam de nós?

Ainda na Comissão de Ética, Zé Dirceu diz que viveu honestamente na clandestinidade.
Depois disso, ir para os Estados Unidos pela fronteira do México virou café pequeno. Se pro Zé é, pra Sol também deve ser honesto viver na clandestinidade.

Outra do Zé: seja lá o que fez e pelo o que será responsabilizado, o ex-ministro deve se apoiar na Justiça para livrar a cara.
Isso porque dificilmente será penalizado pelo “seja-lá-o-que-for” na Câmara. Se era ministro, não pode ter incorrido em falta de decoro parlamentar.

Ainda eles
Alguns deputados podem não ter cometido infrações que sejam alvo de investigações.
Mas bem que muitas vezez faltam com o “decoro do parlamentar”. Explico: quantas vezes você viu algum parlamentar se esquecendo ou confundindo durante os “interrogatórios”? É preciso decorar melhor o texto pra se destacar na peça (teatral).

Nenhum comentário: