quarta-feira, julho 27, 2005

Como parecer cool?

Com o intuito educativo, criei essas 10 regras para que você se encaixe facilmente ao mundinho “hype”. Quem sabe não vira um livro de auto-ajuda, tipo “Como ser 'cool' em 10 passos sem gastar nada”.

1. Expressões em latim impressionam. Nem que seja Malum vas non fragitur (Vaso ruim não quebra).

2. Visite museus pela internet. Entre em comunidades no Orkut sobre filmes iranianos.

3. Faça o mesmo com livros. Pesquise resenhas e saia por aí dizendo que leu essa ou aquela obra. De preferência de autores que ninguém conhece. Lembre-se: auto-ajuda não conta. Finja nunca ter lido Zíbia Gasparetto.

4. Tenha um visual falsamente moderno Isso é possível com uso de tintas azuis temporárias e piercings de pressão. Mas não abuse. Senão parecerá pop demais. (Vale ainda comprar um All Star cor branca).

5. Use expressões como “pequeno burguês” e outros clichês literários. Mas não abuse: “Há mais sobre o céu e a terra...” já está muito, muito batido. Mesmo para um chavão.

6. Se morar em São Paulo, vá (ou pelo menos passe em frente) ao Espaço Unibanco (ou Uniban‘cool’ para os íntimos).

7. Torça o nariz para qualquer coisa popular. Disfarce seu amor pela Jovem Guarda. Cool que é cool só ouve jazz, trance, coisas do gênero. Se gostar de MPB, é necessário provar sua fixação por Chico Buarque. Não basta só conhecer “A Banda”, mas ter lido (nem que seja a resenha) de algum livro do Chico.

8. Óculos grandes são imprenscindíveis. Ande como se estivesse flutuando, faça cara de estrangeiro quando, eventualmente, estiver no ponto de ônibus.

9. Ah, e se você andar de ônibus (porque não tem outro meio de transporte), justifique declarando que trabalha em uma pesquisa de campo sobre as relações interpessoais no transporte público (a viagem é para coleta de dados empírica).

10. Aprenda o mínimo de francês. Não vale recorrer ao sucesso do início dos anos 90(Jordy, aquele moleque que cantava uma musiquinha enjoativa) e nem aos termos já incorporados ao vocabulário brasileiro (brioches, sutien ou abajour).

5 comentários:

Mapie disse...

esqueceu de um importante:

"Sentir-se como um intelectual francês em uma biblioteca nova-iorquina."

;)

Stela disse...

Sim, Map. Tenho que admitir. É que esse não seria de minha autoria. Vá que um dia o Angeli caia sem querer aqui...
Pensei outro também: tatuar uma frase em uma língua desconhecida ou morta como aramaico ou esperanto. O importante é que a pessoa não entenda a mensagem. E você responda com cara de obviedade.. rs

Mapie disse...

fingir conhecimento de línguas mortas ou agonizantes é cool. é suuuperunibancool...:)

ir à FLIP é imprescindível - não dizendo que todos os que vão são pseudo, claro. mas é bom ir, e ser visto lá. e chamar tudo de 'pitoresco' e 'folclórico'. destilar conhecimentos de antropologia. citar Lévi-Strauss, Câmara Cascudo e Darcy Ribeiro.

mostrar um enfado infinito diante de TODA E QUALQUER COISA, também é supercool.

;)

Anônimo disse...

Brillant, brillant. Lumineaux post.

Tô fazendo um teste. Quem sabe consigo.
Abraço.

Anônimo disse...

HEHEHEHE..só rindo mesmo amiga.
Já anotei as dicas e coloi na cabeceira da minha cama, vou seguir religiosamente suas dicas e me tornar alguém pop cool !